O que a Avaliação Neuropsicológica pode ajudar?
A Avaliação Neuropsicológica é o estudo detalhado das funções cognitivas, emocionais e comportamentais, sendo considerada uma avaliação funcional do cérebro. Permite realizar diagnósticos precoces e diferenciais, proporcionando intervenções terapêuticas que contribuem e reestabelecem as funções cognitivas com funcionamento inadequado, visto que o cérebro da criança se encontra em desenvolvimento e é plenamente favorecido pela Neuroplasticidade, que é a capacidade do sistema nervoso de mudar e se adaptar funcionalmente e estruturalmente.
Esta avaliação além de fornecer importantes informações diagnósticas sobre a criança, apresenta um papel fundamental do ponto de vista preventivo, sendo a identificação precoce dos transtornos do desenvolvimento um fator fundamental para estabelecer e estruturar rotinas de tratamentos e orientações com foco na prevenção de dificuldades ou transtornos mais sérios em outras etapas da vida.
Além das indicações relacionadas à dificuldade de aprendizagem, desatenção e hiperatividade, indica-se a avaliação neuropsicológica para autismo, síndromes genéticas, doenças neurológicas, transtornos invasivos do desenvolvimento entre outros.
Porque realizar uma avaliação neuropsicológica em idade pré-escolar?
1.Para identificar crianças que possam apresentar fatores de risco para o desenvolvimento, por exemplo: prematuridade.
2.Diagnosticar a presença ou a extensão de um problema no desenvolvimento através de atividades padronizadas.
3.Associar os resultados da avaliação com variáveis ambientais ou com características maternas, como por exemplo: ansiedade.
4.Quanto mais precoce o diagnóstico mais rapidamente pode ser iniciada a reabilitação cognitiva, aumentando assim as chances de recuperação funcional e promover a plasticidade neuronal significativa.
5.A partir do exame neuropsicológico é possível promover orientações para os profissionais de educação sobre estratégias de ensino que podem favorecer este início de fase da aprendizagem.