A comunicação pela fala, privilégio humano, reflete a complexidade do funcionamento cerebral, a integridade do sistema auditivo e o correto funcionamento através do controle motor do aparelho fonatório.
Em geral as meninas falam mais cedo. A motivação disto é a própria estrutura cerebral e influências sócio ambientais.
A primeira palavra da criança é o som emitido para determinado objeto ou pessoa, desde que seja exclusivo para tanto. Por exemplo “mamá” só é emitido para mamadeira, ou seja a criança atribui um significado a um som.
Após adquirir a fala a criança pode persistir com algumas trocas na fala por um período. Estas são decorrentes das dificuldades em aprender a controlar os músculos que executam a fala. Após certa idade, algumas trocas já são patológicas, motivando uma avaliação para conduta.
Atrasar a aquisição da fala pode ter causa neurológica, auditiva e até psicológica.
A criança durante o início da aquisição da fala pode gaguejar, fato mais comum entre meninos. Porém após certa idade a guagueira pode ter carácter patológico.