A dificuldade da aquisição da leitura e escrita é muito comum. A criança deve ser avaliada para excluir causas orgânicas, psíquicas e escolares que levem a tanto. Existe uma condição, a dislexia que não é tão frequente, e deve ser investigada.
Quem não lê é deficiente?
A incapacidade de adquirir a leitura e escrita não é necessariamente uma deficiência, pode estar relacionada a outras patologias e pode ser uma condição isolada na qual a criança não consegue identificar as letras e atribuir um significado às palavras. Tem vários graus de manifestação merecendo adequada investigação e tratamento.
Toda criança tem que ler até sete anos?
Cada indivíduo tem uma velocidade de amadurecimento do sistema nervoso que lhe confere a habilidade de adquirir a leitura e escrita. Na média as crianças estão “prontas” para ler e escrever entre cinco e sete anos, mas não significa que se isto não ocorre até então a criança tenha algum problema.
Toda dificuldade de leitura e escrita é problema neurológico?
Nas dificuldades de aprendizado devem ser avaliados vários fatores que levam ao fracasso escolar, tais como doenças orgânicas, distúrbios de sono, problemas pedagógicos, ambiente escolar, distúrbios sensoriais, até mesmo problemas neurológicos como epilepsia, enxaqueca, TDHA.
Distúrbio de aprendizagem só ocorre na leitura?
No distúrbio de aprendizagem encontramos geralmente dificuldades de leitura e escrita, porém existem distúrbios específicos como na matemática.